RÁDIO 01
RÁDIO KARISMA FM
RÁDIO FM SOMBRIO - (48)3533-4923 (breve)
RÁDIO CÂMARA DE VEREADORES
Últimas Notícias »

Votar

Agentes de saúde são apresentadas a projeto sobre saúde mental

 Agentes de saúde são apresentadas a projeto sobre saúde mental Clique para Ampliar
Agentes Comunitárias de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Sombrio conheceram na tarde de ontem, 7, no auditório da Prefeitura, a segunda etapa do projeto Viver Vale a pena, lançado em Junho deste ano, que tem como objetivo trabalhar a valorização da vida e buscar ferramentas concretas para atendimento da grande demanda de problemas de saúde mental que se apresentam diariamente à rede local.

Estudantes de psicologia e uma psicóloga já formada, que farão estágio ou voluntariado, nesse projeto foram apresentadas aos agentes, já que a partir de agora elas serão o coração do projeto. Inicialmente, as agentes serão alvo da primeira pesquisa, que acontecerá de forma individual, com entrevista qualitativa afim de estabelecer um método de ação junto delas, no preparo ao acolhimento, nas visitas e nos contatos diários que têm com pacientes cadastrados em suas comunidades.

“Por vezes os sinais se apresentam em qualquer conversa e não sabemos identifica-los. Esse trabalho será feito para entender como nossas agentes estão ao receber estas informações e para direcionar o problema que lhe aparece em busca de solução direta”, explica a secretária municipal de saúde e vice prefeita, Gislaine Cunha.

Outra parte dessa pesquisa será com famílias que tiveram suicídio em seus núcleos. Elas serão atendidas pelas estudantes, acompanhadas e supervisão, para que possam também receber o atendimento ideal, se assim houver necessidade.

“O que a gente pede, nesse momento, é empenho dos profissionais, de nossos agentes de saúde, para que estabeleçamos um norte, que tenhamos um direcionamento certo e assim possamos agir diretamente, sem dar bote errado”, salienta o prefeito Zênio Cardoso.

Além deste programa, em parceria com a Unesc, a prefeitura estuda a parte legal para a criação de uma rede de Valorização da Vida.

“Aí são detalhes que só poderemos dizer mais na frente, quando houver algo elaborado no papel, para apresentarmos à sociedade. Por enquanto é uma ideia muito incipiente, mas vale o registro de que estamos agindo e muito preocupados com a saúde mental em Sombrio, voltados diminuir”, completou o prefeito.


Enviar para Amigos | Comente | Imprimir

Fone
Procurando Festas?
Top 10


O que você achou do Portal Sombrio


Olá já curtiu?